O edifício na esquina mostra três das quatro cabeças esculpidas. A maior tem uma inscrição em latim que diz "ESPERO EM DEUS". Há outra inscrição na porta do nº 44 da Rua Fran Pacheco que significa "Se Deus está connosco, quem estará contra nós?". Essas esculturas estão ligadas a uma tentativa de assassinato do rei D. João II em 1484.
Após muitos anos de negligência, a histórica Casa das Quatro Cabeças foi restaurada pela Câmara Municipal. Esta casa, que agora serve como uma extensão de um alojamento juvenil, é famosa por ter esculturas de cabeças que representam uma lenda local sobre o rei D. João II. Acredita-se que as esculturas contam a história de uma tentativa falhada de assassinato do rei.
Antes da restauração, uma equipe de arqueólogos estudou o edifício. A lenda sobre as cabeças esculpidas ganhou mais credibilidade com o tempo, com muitos acreditando que mostram a tentativa de assassinato contra D. João II naquela área da cidade. Segundo a lenda, as esculturas representam as pessoas envolvidas, incluindo o próprio rei.